
Histórias de Boca
7 e 7 são 14, com mais 7, 21
1ª turma

Programa Online
Inscrições: 25 a 29 de Outubro

investimento
Inscrições abertas de 25 a 29 de outubro de 2021
Histórias de Boca: 7 e 7 são 14, com mais 7, 21
O curso é exclusivo e não sabemos quando estará disponível novamente para venda.
O curso 7 e 7 são 14, com mais 7, 21 foi totalmente inspirado na Beleza, Presença e Inteireza da Cultura da Infância e na Sabedoria de Culturas Tradicionais. Apresenta um repertório de Histórias de Boca, organizado de forma original, e a reflexão profunda sobre essa forma caleidoscópica de olhar o Mundo. Histórias de Boca guardam saberes de cor, de coração. São eterno alimento para a Imaginação, a Sensibilidade e a Criatividade.
Brincar é vincular. As Histórias de Boca brincam de várias formas dentro de nós. Elas nos fazem rir, chorar, acalentar, arrepiar, encorajar, confiar, transformar. Nessa brincadeira, a boca pode estar no pé, na mão, nos olhos, no chão. A boca dança, canta e se cala. A boca fala com o corpo inteiro!

Como será nossa jornada:
O curso consiste em 7 módulos + Bônus com aulas gravadas, reunindo um cardápio de podcasts, ebooks e vídeos com práticas das Histórias de Boca, conduzidas por Cristiane Velasco e distribuídas conforme o cronograma proposto.
As aulas ficarão disponíveis na plataforma para que sejam adaptadas à sua rotina e tempos de integração do conteúdo, e você terá um ano para degustação!
7 e 7 são 14, com mais 7, 21 é qualquer coisa além de um curso online.
Trata-se de uma alquimia poética e intuitiva, uma experiência subjetiva e sensorial. Alimenta a imaginação, a sensibilidade e a criatividade.

Sobre a Autora:
Eu sou a Cris Velasco, contadora, cantadeira e escritora de histórias.
Sou educadora há mais de 20 anos, trabalho com educação infantil e cursos para adultos. Ao longo dessa aventura, venho desenvolvendo uma ferramenta potente chamada Histórias de Boca, que alimenta a imaginação, a sensibilidade e a criatividade de crianças e adultos.

Acalantos e Brincos:
Dia da Lua, guarda essa qualidade emocional do acolhimento, do cuidado e do mistério que envolve os primeiros vínculos. Escolhi para as segundas-feiras os Acalantos e Brincos, que são as brincadeiras de colo.

Brincadeiras Ritmadas - Parlendas
Dia de Marte. A dinâmica do guerreiro, sabendo que a guerreira está dentro das meninas e das mulheres também! Para terças-feiras escolhi as Movimentações, os Desafios Corporais tão presentes nas Brincadeiras Ritmadas, acompanhadas pelas Parlendas.

A Palavra-Brinquedo - Trava-Línguas - Adivinhas e Quadrinhas
Dia de Mercúrio. O mensageiro que tem asas nos pés e transita fazendo a comunicação entre mundos, com rapidez e sagacidade. Dia regido pela inteligência do Trickster, aquele que prega peças, subverte a ordem e improvisa num repente! Qualidades tão bem traduzidas pelas Histórias de Boca que são jogos com as palavras. A Palavra-Brinquedo em seu repertório de Trava-Línguas, Adivinhas e Quadrinhas.

Universalidade na Diversidade
Dia de Júpiter. Vamos expandir a visão da Linguagem Universal das Histórias de Boca, pensar a Universalidade na Diversidade. Falar sobre elementos presentes em narrativas do mundo inteiro, sobre a inteligência desse imaginário coletivo comum que nos reúne enquanto humanidade. E também, olhando para formação do povo brasileiro, poder reconhecer essa unidade e riqueza que é caleidoscópio de tantas tradições: as nossas Matrizes Formadoras - indígena, europeia e africana - e todas as Culturas que fazem parte da nossa identidade como Povo Brasileiro.

Brincadeiras de Roda e Cantos de Trabalho
Dia de Vênus. Deusa do Amor, da Beleza, da Harmonia, qualidades tão presentes nas Brincadeiras de Roda Tradicionais, as 'Rodas de Bem Querer’, como diz o povo. Bem como nos Cantos de Trabalho, cantos que acompanham a lida de homens e mulheres, trazendo poesia, musicalidade e leveza para as tarefas diárias, celebrando a conexão com a Mãe Natureza, com a nossa Terra. Dia que escolhi para brincar esse repertório de Rodas e Cantos e falar sobre a importância de se abrir espaço para cultivar a relação entre Crianças - de todas as idades - e Natureza.

Contos da Tradição Oral
Dia de Saturno, o Senhor do Tempo. Relacionado ao amadurecimento, às estruturas internas. É Saturno que dá forma aos sonhos e às ideias criativas. Dia de contar histórias, de apresentar um Conto Popular! Os Contos de Tradição Oral são antigas narrativas que persistiram no tempo porque estruturam conhecimentos e guardam orientações profundas da Alma.

Caça ao Tesouro
Aventuras em busca de si
Dia do Sol. O ouro da Alma, nossa realização criadora, nossa inteligência cardíaca ou, como dizem as crianças, nosso ‘coração pensante’! Bom dia para uma Caça ao Tesouro, brincadeira que as crianças adoram e que tão bem traduz essa eterna Aventura em busca de si.