zabelinha zabelão

A História da História

Este conto é um ótimo exemplo daquilo que as crianças batizaram como histórias de engolir e também do que o povo chama de histórias de sustar. Quem me contou foi a educadora Karin Patrícia, em 2001, no primeiro Boca do Céu: Encontro Internacional de Contadores de Histórias. Quando criança, ficava feliz da vida quando sua avó Laudelina chegava em casa. A presença da Vóia, como costumava ser chamada, garantia sempre uma boa história de boca na hora de dormir. Para Karin, a melhor de todas era Zabelinha Zabelão, e eu gostei tanto da experiência de ouvi-la que, desde então, venho contando o conto e aumentando alguns pontos. A Cachorrinha, por exemplo, ficou conhecida como Jambilula, inspirada na brincadeira de mão recolhida por Lydia Hortélio e gravada em seu CD Abra a Roda Tin Dô Lê Lê. Eu me lembro que tivemos que explicar à Lydia porque as crianças da Casa Redonda, que ilustraram o encarte, só desenhavam cachorrinhas para representar Jambilula.

Em 2017, a vida constelou um reencontro com a Karin e acabei contando a história como presente de formatura pela sua Formação em Constelações Sistêmicas.

Há pouco tempo, o conto ganhou um brinquedo confeccionado pela Fabiana Gonçalves, amiga, educadora e artesã. A Bernuncia, figura presente no folguedo Boi de Mamão de Florianópolis, recriada por a Fabi que fez, passou a ser brincada no fim da apresentação. Vestida de monstrenga, espécie de papão, meio baleia, meio dragão, eu abro o bocão e vou engolindo as crianças. Mas, confesso, na verdade quase sempre eu é que sou engolida por elas!

Ficha técnica

Zabelinha Zebelão
 

Música:

"Dodó Catibiribó" (Composição de Cristiane Velasco a partir de trava-língua tradicional)

Com:

Amanda Ferraresi: violoncelo e arranjo.

Fernando Almeida: violão e arranjo.

Guilherme Sapotone: bateria.

Cristiane Velasco: voz.

Crianças: Alice e Dora.

Conto popular brasileiro adaptado por Cristiane Velasco e crianças.

Cantiga Tradicional:

“Jambilula” (pesquisa Lydia Hortélio, com adaptações).

Com:

Cristiane Velasco: voz.

Blec Paulo: roi-roi, pandeiro, peixe australiano, caxixi, triângulo, flauta de êmbolo, bolinhas de sabão e efeitos.

Crianças: Luca, Yan, Yasmim, Bruno, Isabela, Nina, Maria Clara, Jéssica, Alice, Maitê, Roberta, Fredinho, Tom, Francesco, Pedro Fonseca, Pedro Yugi, Francisco, Manuela, Vitor.

© 2016 Cristiane Velasco. Todos os direitos reservados.

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone